quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

E essas férias que nunca chegam?

Os alunos da UFRB, mais especificamente, do CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras – estão em clima de final de semestre. Enquanto os outros campi da universidade Federal do Recôncavo da Bahia estão curtindo as férias, o CAHL é o único que ainda está em aula.
Esses estudantes viram um mês de suas férias sendo sacrificados por um problema há muito conhecido por todos eles: a demora da entrega do Quarteirão Leite Alves. Com isso, as aulas de 2009.1 iniciaram com atraso em relação aos outros campi da universidade.
Final de semestre é sempre assim, uma correria contra o tempo e a enorme quantidade de tarefas a realizar. Os estudantes, especialmente os do CAHL, chegam ao exagero de dizer que vão ficar loucos, mas como diz a professora Doutora Renata Pitombo: “A genialidade beira a loucura!”
Em conversa informal, a estudante de jornalismo do segundo semestre, Sueli Alves, revelou a mim a dificuldade que está sendo superar esta fase. Não sabe como lidar com a ansiedade, o medo de tirar nota abaixo da média em alguma disciplina... Então ela come! É isso mesmo: quando está muito ansiosa ela come. Falou ainda que por causa desta ansiedade ela, certa noite, tinha jantado duas vezes, seguido de acarajé com refrigerante.
Será talvez por isso que no final de semestre os alunos ficam mais gordinhos? Mas nem sempre. Acontece também o contrário. Gente que tem tanta coisa para fazer que às vezes sacrifica outras atividades rotineiras para dar conta dos trabalhos. Passa da hora de comer, sacrifica horas de sono, e mais ainda.
O estudante do quarto semestre de Ciências Sociais, Caio Simas, quando chega essa época também só vive na correria. Ele compõe o time dos estudantes que sacrificam outras atividades para suprir as necessidades da faculdade deixando, por exemplo, de ir às reuniões do Grupo Teatral Frutos da Utopia, da cidade de Governador Mangabeira onde mora, para ter mais um tempinho para estudar. E ainda tem mais um agravante: pela manhã tem que trabalhar.
Mas o sufoco vai passar. Dentro de poucos dias o CAHL também sairá de férias e assim os estudantes, exaustos e ansiosos pela tão esperada férias, poderão finalmente descansar e aproveitar o verão da forma que achar mais conveniente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário